Sendo a capital de Portugal e uma das nossas localizações escolhidas pelos estudantes, provavelmente não irá surpreender-te saberes que somos grandes defensores da cidade de Lisboa. Uma das regiões mais históricas e fascinantes da Europa e um fortíssimo polo de cultura e educação, não é difícil perceber por que razão tantos estudantes portugueses e estrangeiros escolhem esta cidade para desenvolver os seus estudos.

Tendo pesquisado on-line e nos vários folhetos das universidades, consultámos muitos guias da cidade. Desde as melhores coisas para fazer em Lisboa até às atrações que seduzem tantos turistas a visitar esta região, existe uma enorme abundância de informação disponível.

O que não encontrámos, no entanto, foram alguns dos factos mais curiosos e menos conhecidos sobre Lisboa, o género de coisas que só se aprende verdadeiramente ao viver na orgulhosa capital de Portugal. Então, fieis à forma do Collegiate, fizemos a nossa pesquisa e reunimos essas sete curiosidades sobre Lisboa, que apostamos que desconhecias. Diverte-te!

Lisboa não é a capital oficial de Portugal

Não, não enlouquecemos. Não há documentação oficial a indicar que Lisboa é a capital de Portugal, como existe em relação a todas as outras capitais. Essencialmente, D. Afonso III declarou Lisboa a capital do país em 1255, e assim permaneceu até hoje. Pode haver poucas dúvidas de que a cidade é a capital hoje. Só não peças a ninguém para provar isso!

Lisboa é muito antiga

Todos sabemos que Lisboa é rica em História, mas muitas pessoas não sabem o quanto. A realidade é que Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo e, na verdade, mais antiga que Roma! Os registos sugerem que a única cidade mais velha que Lisboa é Atenas, o que realmente está certificado!

Os elétricos clássicos de Lisboa são americanos

Uma das mais famosas atrações de Lisboa são, claro, os elétricos que podem levar-te até às melhores coisas para fazer em toda a cidade. Podes ficar bastante surpreendido ao saber que eles são, na realidade, americanos e não portugueses. Foram copiados das carruagens puxadas por cavalos que transportavam as pessoas por Harlem, em Nova Iorque, e por Nova Orleães, antes passarem a andar sobre carris. Antigamente, em Portugal, eram denominados “Americanos”.

A melhor atração de Lisboa é invisível

Ao procurar as melhores coisas para fazer em Lisboa, o normal seria ao optar por alguns museus, lojas ou cocktails no Bairro Alto. No entanto, a coisa mais fascinante para visitar está, na realidade, praticamente invisível durante grande parte do ano. As Galerias Romanas estão abertas apenas alguns dias por ano, em setembro, devido à dificuldade de entrar e ao facto de estarem inundadas a maior parte do tempo. Por isso, é necessário muito trabalho para as preparar para as visitas do público. Vale a pena verificar que foram criadas por Augusto e oferecem uma visão fascinante da história de Lisboa.

A Torre de Belém era apenas um escritório de alfândega

Ao olhar para marcos portugueses de excelência, é difícil ir para além da Torre de Belém. A arquitetura e a história por detrás deste monumento falam por si e é por isso que muitos a visitam todos os anos. No entanto, estudos recentes sugerem que foi construída para ser apenas um escritório de alfândega, em vez de servir para a defesa de qualquer coisa real. Mas é incontornável e deves visitá-la.

Fado significa destino

Outra costume português que provavelmente só vais conhecer depois de passar um tempo considerável em Lisboa, é o Fado. A partir da palavra latina “fatum”, os espetáculos deste género musical têm lugar em restaurantes espalhados pela cidade e são apreciados acompanhados de boa comida e bom vinho. Os seus temas, algumas vezes melancólicos, emanam do facto de que são escritos e musicados para falar sobre o destino de alguém.

Lisboa tem um Cristo Rei

Se tiveres a sorte de ir ao Rio de Janeiro e visitar o Cristo Redentor, então estarás interessado em saber que Lisboa tem o seu próprio Cristo na cidade. O monumento católico observa a cidade e foi erguido para celebrar a sobrevivência da nação durante a Segunda Guerra Mundial. É improvável que percas este grande marco, mas não faz mal algum aprender um pouco sobre a história por detrás desta grande atração de Lisboa.

Estes sete factos menos conhecidos são um excelente começo se pretendes aprender mais sobre a cidade de Lisboa. Se estiveres a pensar vir para esta excelente parte do mundo para estudares, não deixes de ver algumas das acomodações de luxo que temos em Lisboa. Estamos a aceitar reservas on-line agora!