Se tomaste a sábia decisão de estudar em Portugal durante o próximo ano académico, então uma das razões para tal é provavelmente a cultura fantástica do nosso país. Quer tenhas nascido e crescido em Portugal, quer tenhas vindo do estrangeiro para viver entre nós, a atração das excelentes instituições universitárias, do clima e dos costumes de Portugal é simplesmente boa demais para ser ignorada.

Integrada nesta cultura está, obviamente, a comida portuguesa, sendo Portugal um dos cenários gastronómicos mais vibrantes e diversificados da Europa. Influenciado por muitas outras culturas devido à sua rica História, é possível descobrir e experimentar por todo o país ótimos restaurantes que servem comida portuguesa genuína.

Enquanto estudante em Portugal, recomendamos que experimentes e aproveites o mais possível a culinária local e, para te ajudar na pesquisa, preparamos este guia de deliciosos pratos portugueses para experimentares em Lisboa, Porto e Coimbra. Porquê essas cidades? Bem, estas são aquelas onde podes viver em alojamentos de luxo para estudantes do Collegiate Portugal!

O que comer em Lisboa

Faz sentido começar por Lisboa. A orgulhosa capital de Portugal e lar de muitos dos alimentos que são, na sua essência, portugueses, a cidade oferece uma grande variedade de menus que devem ser experimentados por qualquer aluno que goste de provar coisas novas. Escolher um único prato de cada cidade foi difícil, mas reunimos as nossas cabeças e elegemos um de cada região.

O primeiro serve-se em qualquer restaurante de comida portuguesa de que Lisboa se possa orgulhar. É o Cozido à Portuguesa. Traduzido como guisado português, é muito mais do que isso, e vais vê-lo servido em muitos restaurantes portugueses, especialmente na capital.

Apesar de não ser o prato mais esteticamente agradável, o Cozido à Portuguesa está repleto de sabor. É uma panela de enchidos e carne tenra (às vezes até frango),  complementados por uma generosa quantidade de legumes – batatas, repolho, cenoura, feijão e, por vezes, até nabos. Este é um prato que não se deve comer sozinho e podes ter certeza que te dará uma sensação de saciedade muito necessária, perfeito para um estudante que queima muitas calorias!

Os restaurantes portugueses costumam adicionar um pouco de massa ou arroz ao Cozido à Portuguesa para torná-lo ainda mais saboroso, e é comum ver este prato ser servido em Lisboa numa preguiçosa tarde de domingo.

Onde comer em Coimbra

Ao estudares em Coimbra, recomendamos que visites o Salão Brasil, ou Sala do Brasil, uma antiga sala de bilhar com influências art nouveau, que foi convertida num espaço de música e exposições, bem como num espaço de bar e restaurante. A união luso-brasileira é bastante óbvia quando se experimenta comida portuguesa em qualquer lugar, mas neste espaçoso restaurante é incontornável.

Localizado no coração da baixa de Coimbra, este é um local popular para aqueles que por lá passeiam. Se queres provar alguma cozinha clássica portuguesa enquanto ouves uma música de jazz latino, não procures mais nenhum sítio – este local atrai estudantes em Coimbra desde 2004.

O Salão Brasil serve especialidades diárias para o almoço ou jantar. É popular entre os estudantes e locais, e durante o dia podes saborear refeições ligeiras (como em tapas habilmente preparadas) na ampla sala de refeições. À noite, espera-te uma vibe abafada enquanto os clientes saboreiam vinho, ouvem música ao vivo e dançam noite dentro.

O que comer no Porto  

O Porto adora comida, desde pratos típicos locais à cozinha de vanguarda. Isso é ótimo se tiveres optado por estudar no Porto, pois terás muitas alternativas por onde escolher o que comer e onde.

Tendo dito isto, não há nenhum prato do Porto mais popular do que a Francesinha e isso é algo que absolutamente terás de experimentar! Todos têm a sua versão favorita da famosa sanduíche multi-camadas do Porto, mas a essência continua intocável. A Francesinha é recheada com quatro ou cinco carnes diferentes (desculpem, vegetarianos!), cobertas de queijo e afogadas em molho. Ninguém sabe realmente o que está no molho, e cada chef tem os seus próprios ingredientes secretos, mas a cerveja é normalmente a base.

Podes desfrutar da Francesinha em diversos restaurantes no Porto, e muitos deles pretendem ter a melhor, pelo que terás de provar o máximo de francesinhas em diferentes sítios para conseguires decidir qual a melhor!

Não te esqueças de experimentar sardinhas 

Finalmente, não podes realmente abraçar a comida e a cultura portuguesas sem experimentar sardinhas frescas. Os portugueses adoram pescar em qualquer época do ano, mas no verão é difícil fazer um lanche ou uma refeição que não inclua sardinhas. Elas são cozinhadas em todos os sítios, até nas ruas!

Para desfrutar de sardinhas da forma mais tradicional, dirige-te a um dos muitos restaurantes à beira-mar no início da noite para experimentares as sardinhas assadas servidas com um copo de vinho verde (um vinho branco semi-espumante). Este vinho branco leve e borbulhante, bebe-se em todo o país, mas é o acompanhamento perfeito para as sardinhas acabadas de grelhar. Não só as sardinhas assadas são absolutamente deliciosas, como também são super saudáveis. É o que chamamos uma dupla vitória!

Reserva o teu alojamento estudantil em Portugal

Esperamos que tenhas gostado da nossa breve introdução sobre as incríveis escolhas alimentares que estão disponíveis no Porto, Coimbra e Lisboa e, na realidade, em todo o país. Sem dúvida que continuarás a explorar este grande, rico e diversificado cenário gastronómico por conta própria, mas esperamos que o nosso guia te proporcione um ponto de partida útil.

Se estiveres a caminho do Porto, Coimbra ou Lisboa para começares os teus estudos em Portugal, porque não experimentar o nosso alojamento estudantil de luxo? Temos algumas das melhores instalações disponíveis quando se trata de estilo e sofisticação. Podes ficar a saber mais sobre o Collegiate Portugal e os nossos alojamentos incomparáveis clicando aqui.