Manter o contacto com a família e amigos é sem sombra de dúvida uma das questões de maior importância para um estudante, em especial os que escolheram estudar fora do seu país. A Collegiate, que tem residências de qualidade no Reino Unido, Espanha e Portugal já teve várias conversas sobre este assunto e consegue também identificar as melhores práticas; assim conseguimos elaborar este pequeno guia para ti que te estás a preparar para estudar longe de casa.

 

Aquelas datas especiais

O maior desafio de estudar fora pode muito bem ser sobreviver às alturas chave do ano. Aniversários, Natal e outras festividades podem causar um sentimento avassalador de solidão. E estas são alturas chave para a nossa felicidade de uma forma geral.

Estes períodos podem ter um impacto adverso na nossa energia e por isso nos nossos estudos. O nosso conselho é definitivamente manter o maior contato possível com a família e amigos nestas alturas. Naturalmente queremos aproveitar o nosso tempo fora de casa ao máximo, mas ocupar tempo com chamadas para casa vai melhorar a tua moral para aproveitar ainda melhor a experiência de estar fora.

 

Dica importante

 Se já sabes que vais estar longe de casa em alturas que para ti serão importantes, porque não falar já com a família e amigos sobre isso? Simplesmente falar sobre isso pode ajudar e muito. 

 Mais ainda planear um fim-de-semana em casa antes para compensar! Estar com as tuas pessoas favoritas antes destes períodos chave vai ajudar-te a sentir-te muito melhor!

 

Redes sociais

 São muitas as vezes que aconselhamos os nossos estudantes a estarem longe das redes sociais. Mas quando o assunto é manter contacto com a família, a verdade é que as redes sociais vieram de fato ajudar, e muito!

Quando nos sentimos mais sozinhos, a verdade é que usar o Facebook, Instagram ou o WhatsApp para conversar com quem mais sentimos falta, ajuda. Às vezes só uma troca de mensagens rápida ou partilhar o momento.

Uma simples mensagem, mas sobretudo uma vídeo chamada ou uma fotografia do momento mantêm-nos próximos e encurtam a distância. Podermos ver a nossa pessoa favorita em tempo real é muito bom!

 

Estudar em Portugal com a Collegiate

O facto de mantermos contacto com a família e amigos é tão importante como a decisão de estudar fora e nomeadamente em Portugal. Tão simplesmente porque, para a nossa progressão pessoal e académica é muito importante estarmos emocionalmente estáveis e bem. Assim manter as nossas relações em forma significa também que vamos capitalizar a experiência de estudar fora.

Fica a saber mais sobre estudar em Portugal explorando o nosso site, onde vais poder encontrar guias e muita informação relevante para estudantes como tu. Aproveita e fica a conhecer a nossa residência de estudantes, Marquês de Pombal, situada no coração da cidade e sobre esta cidade incrível.