Porque os residentes da Collegiate vêm de todo o mundo, não estamos só comprometidos em oferecer-lhes o melhor alojamento da cidade para estudantes, mas também em ajudar a que tenham toda a informação necessária para fazerem de Lisboa a sua casa longe de casa. Assim queremos que saibas tudo sobre um dos nossos passatempos favoritos na cidade, o fado! 

Se estás a pensar em Lisboa para estudar, fica a descobrir tudo sobre uma das mais autênticas tradições da Europa e que é património cultural da Humanidade!

 

What Is Fado?

Fado é essencialmente um género de música, de alguma forma melancólica, por natureza. Através do fado cantam-se as realidades da vida e do dia-a-dia. Os portugueses dizem que o fado é como a “saudade” não tem tradução. Como a palavra saudade, não significa só “sentir a falta de” o fado também não é só uma música melancólica. A vida em Lisboa mudou muito mas os locais ainda cantam o fado lisboeta regularmente, criando uma atmosfera única quando o fazem.

 

O fado de Lisboa

Fado pode significar destino em português. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o género de música fado é completamente diferente em Coimbra e em Lisboa. O género que se ouve ainda hoje pelos bairros típicos da cidade, tem origem por volta de 1920 quando a cidade tinha uma forte cultura marítima e estava repleta de marinheiros e comerciantes de todos os cantos do mundo.

Apesar da censura do princípio do século XX, o estilo de música sobreviveu muito devido à radio local e aos encontros à noite e ao fim-de-semana nos bairros mais típicos da cidade. Ainda hoje a tradição se mantém e podemos ver os locais a cantarolar as canções

 

Os melhores sítios para ouvir fado em Lisboa? 

Sem dúvida num bairro central e típico da cidade: Vamos para o Bairro Alto, o centro cultural da cidade! Já temos mencionado várias vezes este bairro no nosso blog, Porque de facto é um local incontornável da cidade quer de dia, quer de noite.

Enquanto estudas numa das cidades de maior energia e diversidade da Europa que não te escape uma visita a um destes locais:

 

Café Luso

Um dos melhores restaurants com fado da cidade, Café Luso é também um dos mais antigos. Um antigo palácio, o local conseguiu sobreviver ao terramoto de 1755 e mantem ainda hoje o seu charme medieval.

Podes ouvir fado tradicional todos os dias desde as 8 da noite e a maior parte das vezes até às 2 da manhã. Perfeito para uma saída de estudantes. Desde os pratos aos petiscos tradicionais, podes acompanhar a música com uma refeição ótima!

 

Adega Machado 

Este restaurante de três andares data nos anos 30 mas foi recentemente renovado em 2012. Oferece o típico “Fado de lisboa” mas também o “Fado de Coimbra” e por isso é o sítio perfeito para conhecer a diversidade deste género de música. Fica a conhecer o restaurante aqui

 

Tasca do Chico

Tasca do Chico é o sítio perfeito para teres uma experiência genuine de fado mas sem a exepriência da refeição complete que a maior parte dos locais exige. Aqui vais encontrar tanto os cantores famosos como a Mariza, mas também os cantores locais a anónimos que te farão viver a experiência daf orma mais genuína possível! A comida é ótima pelo que também podes optar por jantar mas o que te recomendamos definitivamente é que não tentes entrar durante uma performance, garabtimos que não vai correr bem!

 

Entra em contacto com a Collegiate

Esperamos que este texto te ajude a experienciar Lisboa da melhor forma, mas acreditamos que vais encontrar muitos segredos escondidos de restaurantes de fado assim que começes a explorar a cidade. Se gostaste das dicas fica a conhecer outras sobre Lisboa aqui.