O calor vem acompanhado de sol, praia e muitos festivais de música.

Em Portugal, a panóplia de oferta no que diz respeito aos festivais de verão é diversificada, permitindo encontrar vários géneros musicais. Esta variedade é complementada pelas tradições e monumentos regionais dos locais onde estes festivais de música ocorrem e que não podemos deixar passar ao lado.

Desde a capital, à região mais a norte do país e passando pela costa alentejana, temos muito por onde escolher e explorar.

Lisboa – NOS Alive

É um dos festivais mais esperados todos os anos em Portugal, atraindo milhares de pessoas à capital entre 11 e 13 de julho. Mas se a música pode ser o principal motivo para vir, não será só o único motivo para voltar no ano seguinte.

Em Lisboa há muito para visitar: a Galeria Underdogs, um espaço alternativo onde todos os meses podes conhecer um novo artista, situada no típico bairro de Marvila. Ou aproveita e descobre a Cerca Moura, a muralha mais antiga de Lisboa. Tudo isto, sem esquecer, os emblemáticos e maravilhosos Pastéis de Belém e os vários restaurantes lisboetas que oferecem especialidades únicas.

Meco/ Sesimbra- Super Bock Super Rock 

O Super Bock Super Rock é um festival de música de Verão realizado anualmente em Portugal. É organizado desde 1995 e é, atualmente, um dos mais importantes festivais portugueses. Começou por se realizar na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Entre 2010 e 2014, realizou-se no Meco, em Sesimbra, o que veio dar ao festival citadino uma nova imagem, mais descontraída. Em 2015 deu-se o seu regresso a Lisboa, ao Parque das Nações. No ano em que se comemora a 25ª edição do Super Bock Super regressa ao cenário idílico junto à praia do Meco. A não perder!

Vila Nova de Gaia – MEO Marés Vivas

Em Vila Nova de Gaia encontramos o festival MEO Marés Vivas, que acontece entre 19 a 21 de julho e que oferece música à beira mar. Vila Nova de Gaia é conhecida pela grande extensão de praias que a caracterizam, representando uma das atrações turísticas com mais procura, principalmente, no verão.

Um cruzeiro no Douro é também uma atividade a considerar até porque a paisagem ao longo do rio é deslumbrante. No final, visita uma das caves de vinho do Porto, símbolos emblemáticos de Vila Nova de Gaia

Parque dos Poetas e Jardins do Marquês de Pombal (Oeiras) – EDP Cool Jazz

O EDP Cool Jazz é um dos poucos festivais onde os géneros musicais predominantes são o Jazz, o Blues, o Soul e o Funk. Este festival acontece entre 9 a 31 de julho em dois locais: no Parque dos Poetas e no Jardins do Marquês de Pombal.

Zambujeira do Mar – MEO SUDOESTE

Mais a Sul, na costa alentejana, encontra-se a Zambujeira do Mar, onde acontece um dos festivais mais jovens de Portugal – o MEO Sudoeste, que ocorre de 6 a 10 de agosto. Este festival vive em plena consonância com a natureza e, por isso, apresenta-se como uma experiência que põe à prova os seus limites.

Se este é um dos festivais onde vais querer marcar presença, aproveita para descobrir esta região do Alentejo que conta com praias maravilhosas, petiscos deliciosos e aventuras para partilhar com os amigos. Aventura-te por praias ainda selvagens onde pode apreciar uma paisagem natural. Experimenta os vários restaurantes da região que te vão trazer água na boca com as especialidades locais, como arroz e cataplana de tamboril, açorda de ovas ou arroz de lingueirão…especialidades da região!