Se estás a preparar-te para ver o teu filho “voar do ninho” e ir estudar para fora, sabemos que estás a passar por um momento menos fácil, muito embora seja um momento tão importante para a progressão e crescimento do teu filho.

A situação pode ser particularmente desafiadora se é o último filho a sair de casa ou mesmo se for um filho único. Por isso queremos partilhar os conselhos que recebemos de muitos pais que já passaram por isto.

 

Aceita o lar vazio 

Muito embora seja sempre mais fácil falar, sabemos disso! Há enormes benefícios no filho sair de casa. Quer para o seu desenvolvimento quer para a tua felicidade e estilo de vida.

Demos a vida pelos nossos filhos e tudo o que precisavam, mas neste capítulo a verdade é que o benefício está em estarem sozinhos a viver esta experiência única. O que muitos pais não reconhecem imediatamente é que isso abre todo um leque de possibilidades para os pais. Coisas que um pai ou uma mãe simplesmente não poderiam fazer sendo pais e tendo um trabalho a tempo inteiro

Um dos benefícios é este: tempo para fazer voluntariado, adotar, começar o tal Projeto pelo que sempre foste apaixonado como um novo negócio ou simplesmente um hobby desde yoga à pintura, passando pela escalada!

 

Síndrome do lar vazio

Não é só uma brincadeira, é real e muitos pais passam por isto, sendo uma condição perfeitamente normal. Alguém que passou duas décadas a ser pai, ou mãe é normal que leve o seu tempo a recuperar, quer física, quer emocionalmente. Dá uma vista de olhos aqui, mas acima de tudo, lembra-te que não és o único pai ou mãe nesta situação e que há muitas coisas que podes fazer para ultrapassar esta fase, como as que já mencionámos acima.

 

A aprendizagem e desenvolvimento

 Os maiores benefícios são obviamente para os jovens que têm oportunidade de viver esta experiência. Quer o caso seja estudar no estrangeiro, quer seja “só” numa cidade diferente em Portugal a verdade é que estão a dar um enorme passo para expandir os seus horizontes, estarem abertos à diversidade e acima de tudo abrir muitas portas profissionalmente falando. Por muito que queiramos estar lá e ajudar em tudo na verdade os pais deve tentar o seu melhor em deixar os filhos decidir, resolver e mesmo negociarem por eles próprios. Sabemos que é um desafio enorme para todos! Mas a verdade é que os vossos filhos vão apreciar e muito esta vossa posição e saber sempre que precisem dos pais eles vão lá estar.

Para além da educação formal e universitária o mais importante que os vossos filhos vão aprender são “lições de vida” completamente inesquecíveis como aprender com os próprios erros e muitos outros que farão para sempre parte do seu desenvolvimento

 

Descobrir mais sobre a Collegiate

Esperamos que estas linhas te ajudem a lidar com o “vazio do lar” e a valorizar cada vez mais a oportunidade fantástica que estás a proporcionar ao teu filho em poder estudar fora. Descobre mais dicas úteis sobre estudar fora  aqui.  

E fica-nos a conhecer melhor, visita a Collegiate em Lisboa ou melhor, vem-nos conhecer pessoalmente quando possas. Depois de experienciares a Collegiate garantimos que vais perceber muito bem o que nos separa dos restantes alojamentos para estudantes. Vê mais clicando aqui.