Portugal é um sítio ótimo para estudar, com universidades que estão nos primeiros lugares do ranking, comida deliciosa, sol e calor para além de uma cultura calorosa e amigável. Com tudo isto em cima da mesa vais querer saber mais sobre como maximizar a experiência de estudar fora neste país fantástico.

Fica a saber sobre como é  estudar em Portugal e ao mesmo tempo ter uma experiência fantástica do país!

Alojamento para estudantes

O primeiro passo é considerar quais as opções de alojamento disponíveis para  estudantes. Verifica que fatores são de facto importantes para ti – queres ter as rejeições incluídas? Queres uma casa-de-banho privativa? Também é importante que fique perto do campus, de um ginásio? Ou do centro da cidade? Coloca todas as opções que para ti são importantes e não tenhas pressa em decidir– no final esta vai ser a tua casa longe de casa.

Boas vindas aos alunos

O que são as “freshers’ fairs” no Reino Unido têm vindo a ocupar o seu lugar também em Portugal. Todas as grandes Universidades fazem sessões de boas vindas aos alunos e esta é uma ótima oportunidade para ficares a conhecer alguns dos negócios locais úteis para qualquer estudante que a universidade convida a estarem presentes nestes dias.

Associações de Estudantes

A associação de estudantes da tua universidade encontras acesso a uma série de desportos e atividades. Para além disso podes fazer amigos para a vida! Aproveita também as festas da associação: têm normalmente bebidas mais baratas (independentemente de Lisboa ter muitas opções para a noite trendy)

Aprende a língua

A língua portuguesa é muito útil e uma das mais faladas em todo o mundo, para além do mais pode abrir-te portas para diferentes opções de carreira. Se possível, qualquer estudante em Lisboa deveria ter aulas de português para além dos seus estudos. Mais do que ficar bem no teu CV, se decidires ficar em Portugal ou em qualquer país de língua portuguesa é este o skill que te vai dar a vantagem competitiva.

Mantem tudo em ordem

Muito embora possa ser muito tentador, não é só diversão. Se mantiveres a parte mais séria de estudar for a em ordem poderás aproveitar a parte mais divertida melhor ainda. Seguir um plano de estudos, ler os materiais do curso atempadamente, cumprir um orçamento e descansar vai permitir-te cumprir prazos, poupar algum dinheiro o que significa que terás energia para aproveitar o tempo livre melhor ainda.

Explora a cultura local

Quando não tens de estudar aproveita para  explorar a cidade  e descobrir os seus segredos. Tens uma multiplicidade de museus, galerias, praias, bares, e restaurantes e vais também ter a oportunidade de descobrir as pérolas escondidas, perfeitas para impressionar os amigos e família que venham visitar. Tenta arranjar tempo para estudar estudar mas também para aproveitar e vaguear pela cidade com, provar nova gastronomia e apenas descansar na praia.

Com tantas coisas para fazer temos a certeza que o tempo em Portugal vai simplesmente, voar!

Com toda a certeza: se te afincares no trabalho e aproveitares todas as boas oportunidades que te surjam, vais poder dizer com confiança que aproveitaste ao máximo esta experiência de estudar fora!