Viver no estrangeiro para estudar ou mesmo de forma permanente, é uma decisão corajosa, mas, em última análise, é uma excelente opção. Não precisas da nossa opinião para perceberes os benefícios de abraçar uma nova cultura e de mudares para iniciar os teus estudos num novo país. Mas conseguir fazer uma transição tranquila tem que se lhe diga.

Tendo residências estudantis de luxo um pouco por toda a Europa, não há nada que não saibamos sobre o que involve estudar no estrangeiro e, por isso, estamos empenhados em te proporcionar tudo o que necessitas de saber sobre estudar no estrangeiro. Hoje vamos mostrar-te do que necessitas para te instalares para estudares numa universidade estrangeira e, em particular, num dos nossos destinos favoritos, Portugal.

Ao seguires estes conselhos não só te instalarás com facilidade, como poderás ususfruir ao máximo do period da tua vida que passarás a estudar num país estrangeiro.

Familiariza-te com os serviços locais

Quando inicias estudos num país estrangeiro, um dos maiores desafios será conheceres uma nova cultura e, claro, uma nova cidade. O facto de teres vivido durante quase toda a tua vida numa determinada área e, de repente, te mudares para uma região desconhecida poderá implicar uma adaptação mais demorada.

A melhor forma de contornares esta situação será fazer a mudança algumas semanas antes de iniciares o curso e familiarizares-te com os serviços e entidades locais. A probabilidade de teres de utilizar todos estes serviços é diminuta, mas saber onde os podes encontrar rapidamente poderá evitar contratempos enquanto estiveres a estudar no estrangeiro.

Quando te mudares para uma cidade portuguesa, um bom ponto de partida será conheceres a localização dos seguintes serviços:

Apesar de, aparentemente, estes serviços serem óbvios, é necessário saber se se encontram ao virar da esquina e alguns são mais difíceis de encontrar que outros.

Também é útil que saibas que o número telefónico nacional de emergência é o 112 (bombeiros e polícia).

 

Abrir uma conta bancária no estrangeiro

Um elemento importante para te sentires parte integrante de uma nova comunidade é a abertura de uma conta bancária nova. Para além de poupares muito dinheiro em comissões bancárias, abrir uma nova conta é uma forma de sentires que estás a abraçar a cultura do teu novo país.

Lembra-te, no entanto, que poderá existir a barreira da língua quando quiseres discutir aspetos importantes da tua nova conta. Felizmente, a tua universidade poderá aconselhar-te quais os melhores bancos e contas para utilizares durante a tua estadia no país.

Os bancos mais populares em Portugal são:

 

Participa nos eventos de boas-vindas da tua universidade

Depois de tratares de todos os assuntos burocráticos da tua instalação e de abrires a tua conta, o mais provável é que o início do curso se esteja rapidamente a aproximar, por isso utiliza esse tempo que ainda falta de forma ponderada. Apesar da “Semana do Caloiro” em Portugal ser diferente das do Reino Unido, estarás a desfrutar da cultura académica em cidades como Lisboa, Coimbra e Porto, e poderás ter a tentação de não participares nos eventos de boas-vindas promovidos pela tua universidade.  Aconselhamos-te vivamente a evitares esta tentação.

A tua universidade tem bastante trabalho a organizar estes eventos para estudantes estrangeiros e é lá que receberás os melhores conselhos e dicas sobre a tua nova casa e o teu novo país. Obviamente que a universidade te proporcionarncia durante todo o ano letivote proporcionarova casa e o teu novo psidadetes da tua nova conta. Felizmente, a tua universidade á apoio e assistência durante todo o ano letivo, mas estas sessões introdutórias fornecerão grande parte das informações relevantes de que necessitas, todas elas focadas em tornar a adaptação à vida portuguesa o mais suave possível. Por isso, aproveita ao máximo esta oportunidade!

Do mesmo modo que é uma excelente ideia começares a sair e a socializar o mais rapidamente possível. Cedo conhecerás outros estudantes igualmente na mesma situação e trocar impressões com eles, nas aulas e fora delas, sobre a vida académica ajudar-te-à a sentir integrado mais rapidamente. Assim, se surgir a oportunidade de ires a um evento social, vê a mesma como uma forma de fazer amigos rapidamente.

 

Fica a conhecer melhor os alojamentos do Collegiate em Portugal

Temos a certeza de que este guia para te ajudar a te instalares no estrangeiro para viver e estudar te fará rapidamente sentir em casa em Portugal. Se estás a ponderar para tomar esta decisão, por que não dares uma vista de olhos nas residências estudantis de luxo que temos disponíveis nas três principais cidades do país?

Possuímos residências premium pelo país, que proporcionam serviços de primeira classe, situam-se perto dos campus universitários e têm um sistema de segurança que não encontrarás em mais nenhum alojamento estudantil em Portugal. Poderás saber mais ao clicares aqui ou contatando a nossa equipa através do número +351 213 500 070.