A experiência universitária é um período emocionante para todos os envolvidos. Sair de casa pela primeira vez, ingressar no curso que se ambiciona há algum tempo e o passo final antes de iniciar a tua carreira, são vistos por muitos como os melhores tempos de uma vida.

Sendo isto verdade e igualmente que o tempo de vida universitária deve ser gozado ao máximo, haverá obviamente pais preocupados com os seus filhos um pouco por todo o país.

Apesar de estarem claramente orgulhosos, este passo pode ser, por vezes, assustador, especialmente se é a primeira vez que o filho ou a filha saem de casa por um considerável periodo de tempo.

Aqui no Collegiate, para além de oferecermos o melhor alojamento de estudantes que poderá encontrar em qualquer ponto do país, comprometemo-nos a proporcionar a estudantes e pais tudo o que precisam de saber sobre a experiência universitária. Seja sob a forma de guias de aconselhamento para estudantes, de auxílio ao estudo ou de informação sobre os melhores alojamentos, temos tudo o que necessita. Por isso, se é um pai ou mãe preocupado, leia sobre como deverá abordar este fabuloso período de vida do seu filho.

Tente não se preocupar

Possivelmente o melhor conselho que lhe podemos dar é não demonstrar demasiada preocupação ou ansiedade sobre a experiência universitária do seu filho. Ele pode sentir alguma insegurança e isso pode limitar a oportunidade de aproveitar a experiência e beneficiar o máximo possível da mesma. É perfeitamente natural que esteja preocupado por o seu filho estar a sair de casa pela primeira vez, mas tente passar a sua mensagem de forma calma.

Respeite as fronteiras

A forma mais recorrente de demonstrar preocupação é telefonar demasiadas vezes. Poderá ter uma excelente relação com o seu filho ou filha, o que é algo fantástico e que eles irão apreciar durante a experiência universitária. Contudo, deve lembrar-se que eles estarão a fazer novos amigos e a tentar encontrar o ritmo dos seus estudos, por isso respeite as fronteiras do seu território sempre que possa.

Isto não quer dizer que não lhes deva telefonar quando estão na universidade, mas tente fazê-lo semanal e não diariamente; ou poderão sentir-se um pouco sufocados, o que poderá ter efeitos negativos na sua capacidade de fazer novas amizades e na progressão dos seus estudos.

Esteja preparado com contatos

Apesar de ser frustrante não poder ver ou falar com o seu filho sempre que desejar para verificar se está tudo bem, poderá fazer algumas coisas que lhe darão alguma tranquilidade. Uma é certificar-se de que ele se instala na universidade com tudo o que necessita e isto inclui uma lista de contatos abrangente.

A maioria dos estudantes possui os últimos gadgets da moda, tablets e smartphones, mas este podem perder-se o user roubados, por isso deve compilar uma lista de reserva de contatos cruciais e da informação necessária em caso de acidente. Apesar de não serem frequentes, os acidentes acontecem e ter acesso à conta bancária e conseguir falar imediatamente consigo são, obviamente, são uma segurança que o deixarão descansado. Poderá igualmente manter uma cópia da lista para si!

Fique descansado com o Collegiate

Por fim, se está preocupado por o seu filho se ir mudar para outro país para iniciar os seus estudos universitários, recomendamos-lhe que opte por um alojamento estudantil de luxo e qualidade. Residências como as nossas proporcionam uma garantia de segurança, que é um dos pilares dos nossos serviços, para não falar nos outros serviços extra que lhe podemos oferecer. Pode descobri-los explorando o nosso site.