É um dilema antigo, que a maioria dos pais sente, quando os seus filhos começam a pensar (ou não, conforme o caso) sobre o seu futuro. Mas como é que pode apoiar o seu filho com sua escolha da melhor carreira sem parecer avassalador ou controlador?

Não podemos, é claro, tomar essa decisão pelos nossos queridos filhos e filhas; tal poderá ter um impacto adverso e afastar a sua criança da educação e da carreira. No entanto, existem algumas maneiras subtis e discretas que podemos implementar para garantir que os nossos filhos saiam na direção certa e que aproveitem ao máximo seu potencial.

Como os leitores regulares da Collegiate estarão cientes, estamos empenhados em trazer aos estudantes de toda a Europa, todas as informações necessárias para tomar uma decisão informada sobre os seus estudos. Hoje, pensámos em compilar um guia útil para os pais que desejam fornecer assistência às crianças em relação às carreiras mais importantes.

 

Certifique-se que ouve

 

A primeira dica é essencial e pode parecer básica, mas é muitas vezes aí que os pais falham, quando se trata de ajudar nas escolhas de carreira. Certifique-se de ouvir o seu filho e de entender exatamente como este se sente ao escolher o curso e a universidade que pretende frequentar.

Enquanto pai, pode ter uma perceção daquilo em que acha que é o melhor, ou de qual a carreira mais adequada, no entanto, os planos do seu filho podem ter mudado ao longo dos anos e das suas experiências. Descubra como eles se sentem no momento e, se o que lhe transmitem não corresponder exatamente ao que tinha em mente, tente ser o mais compreensivo possível.

 

Incentive a pesquisa

 

Algo que pode fazer, e que terá um excelente impacto no percurso de carreira do seu filho, é incentivar à pesquisa. Há um sem fim de razões pelas quais alguém pode escolher um curso, mas isso deve sempre ser fundamentado por pesquisa e, claro, atender às habilitações e qualificações expectadas dos alunos.

Se está preocupado porque o seu filho pretende ir para uma universidade ou curso apenas porque os seus amigos também vão, ou por outras razões que estão longe de ser fundamentadas por motivos académicos, então sugira-lhe um pouco mais de pesquisa antes avançar com as suas escolhas finais.

O apoio dos pais neste momento é crucial, mas lembre-se de não ser muito avassalador, pois poderá sair-lhe o tiro pela culatra.

 

Investigue oportunidades de carreira

 

Pode, claro, fazer a sua própria pesquisa, e isso complementará perfeitamente a pesquisa do seu filho. Por exemplo, pode olhar para as oportunidades de carreira que estão disponíveis no setor que o seu filho ou filha está a considerar. Pode, então, revelar discretamente as suas descobertas, caso tenha a oportunidade de o discutir com ele ou ela; pode fornecer informações que não foram consideradas e ajudar a impedir que eles façam uma escolha errada.

Pode ser que o seu filho já esteja bem informado, mas o conhecimento é poder e, como seu pai, não se esqueça é provável que seja uma das pessoas-chave a ouvir durante este período crucial.

 

Sugira alguns “Open Days”

 

Finalmente, pode sempre sugerir que eles participem nalguns eventos de “Open Day”. Haverá muitos a acontecer em variadíssimas escolas, faculdades e universidades, e podem certamente oferecer alguma inspiração, especialmente para os alunos que ainda não têm certeza absoluta de qual o curso certo.

Estes são geralmente frequentados por antigos ex-alunos, professores e tutores e muitas vezes podem ser a maneira perfeita de envolver o seu filho e aumentar o seu interesse. Nós não sugeriríamos que tentasse acompanhá-los, já que não é fixe atender com os pais a estes eventos, mas certamente pode fazer algumas pesquisas e sugerir os melhores eventos, ajudando-o nas suas escolhas finais.

 

O seu filho está a considerar Portugal para os seus estudos?

 

Se já sabe que o seu filho tem o seu coração em Portugal, quer para os estudos, ou talvez como parte do seu programa Erasmus, então porque não dar uma vista de olhos nalgumas das nossas residências estudantis de luxo em Lisboa?

As nossas instalações espaçosas e sofisticadas estão no coração da comunidade estudantil da capital e ainda temos algum espaço limitado disponível para o próximo ano académico. Recomendamos que reserve em breve, as vagas estão a esgotar-se rapidamente. Então, por que não marcar uma visita?