Quando estás muito ocupado com palestras, cursos, exames, e tudo o resto as alterações climáticas podem não estar no topo das tuas prioridades.

Mas ser sustentável e energicamente eficiente é tão fácil como desligar o aquecimento ou os aparelhos elétricos que não estamos a utilizar quando saímos de casa. Na verdade, há muitas formas de diminuir a nossa pegada de carbono para as quais não estamos alerta.

Desligar tem muito que se lhe diga

A primeira coisa que te pode surpreender é que mesmo que o teu telemóvel esteja carregado ele continua a consumir energia, se continuar ligado à corrente. De facto, ele usa muita energia. Muita quer dizer que milhares de euros em energia são gastos por toda a Europa, assim sendo desligar da corrente quando terminas o carregamento pode de facto ter muito que se lhe diga.

Apagar a luz

Esta já sabes desde criança: desligar a luz quando sais do quarto. Na verdade, nunca é demais relembrar, a iluminação é responsável por 11% da energia usada, pelo que pode fazer uma enorme diferença.

Keep it simple

Quando fores tomar um banho presta atenção à lista de ingredientes do teu gel de duche e shampoo. O mais provável é veres uma longa lista de químicos na composição. As toxinas e parabenos são prejudiciais quer para a nossa saúde quer para o ambiente, em especial para os oceanos. Como contornar isto? Já existem algumas alternativas no mercado de shampoo sem embalagem e feitos com ingredientes naturais, mas acima de tudo: a melhor maneira é mesmo a tradicional, água e sabonete.

Reciclar, reciclar….

Ok, concordamos… separar o lixo para reciclagem não é a tarefa mais divertida do mundo. Tentámos facilitar-te as coisas e em cada propriedade Collegiate temos contentores designados para cada tipo de reciclagem. A única coisa que tens que fazer é colocar no lugar correto. Podemos assegurar que é altamente satisfatório ouvir o som de uma garrafa a cair no contentor do vidro.

Make every day, leg day!

Por último, mas não o menos importante, usa as escadas! Não te estamos a pedir que vás de escadas com as compras do supermercado, mas da próxima vez que venhas leve de uma saída com os amigos ou das aulas, evita o elevador. Mais do que ajudar o planeta estarás a melhorar a tua estamina. Win win!

Um planeta saudável é sobretudo uma comunidade saudável e orientada para as melhores soluções a nível climatérico. Todos nós somos influenciados pelos outros, pelo que fala com os teus amigos e conta as mudanças que estás a tentar fazer e como podem fazer o mesmo.

#LifeStartsHere