Visitar uma livraria local pode não parecer algo muito entusiasmante para fazer num dia livre, até mesmo para os estudantes académicos mais dedicados, mas a livraria mais famosa do Porto é a exceção para qualquer estudante que viva na cidade.

Neste texto do Collegiate, damos-te a conhecer uma das lojas mais emblemáticas do Porto e a história que a tornou tão mágica. Como estás prestes a descobrir, a livraria mais conhecida da cidade transforma aquele que poderia ser um passeio banalíssimo num dos dias mais extraordinários que poderás viver em qualquer canto de Portugal.

Livraria Lello

Como todos sabemos, as livrarias são um elemento essencial na vida estudantil e uma visita às mesmas poderá tornar-se algo laborioso e dispendioso. Contudo, os estudantes que estudam na cidade do Porto têm o privilégio de poder visitar a mais popular de todas as livrarias que é não só útil, como é uma das melhores atrações da cidade.

A Livraria Lello ou Lello & Irmão, como é carinhosamente nomeada pelos portuenses, é isso mesmo. Considerada por muitos a livraria mais bela do mundo, e pelo periódico The Guardian, a terceira mais bela, a Lello & Irmão não é apenas uma livraria, mas também uma vasta biblioteca, singularizada pela sua magnífica fachada neogótica, pintada pelo famoso artista José Bielman. Quando entramos neste fantástico edifício, somos recebidos pela explosão de arte que é o seu interior, concebido por Xavier Esteves. Se não conheces as obras deste famoso engenheiro, então alguns anos a estudar em Portugal certamente que corrigirão esta falha.

 

Inspiração para o Harry Potter?

A escadaria

A simplesmente maravilhosa escadaria, os painéis de madeira e a decoração interior desta livraria são tão únicos que circula a história, muito verosímil, de que J.K. Row ling se inspirou aqui para criar alguns dos ambientes e personagens da série Harry Potter. A escritora viveu no Porto durante 10 anos, durante a década de 1990, e frequentemente bebia café no segundo andar da loja. De facto, existem muitas semelhanças entre o aspeto geral do seu interior e as escadarias, e aquilo que lemos nesta série que já se tornou um clássico da literatura fantástica.

Os Uniformes

Uma outra coisa que poderá ter inspirado J.K. Rowling e, em particular, os livros Harry Potter, são os uniformes utilizados pelos estudantes na cidade do Porto. Referimo-nos aos icónicos fatos pretos que se vêem regularmente a passear pelo Porto, e em especial pela Lello & Irmão, quando os estudantes procuram na livraria os livros de que necessitam. A Universidade do Porto está localizada a dois passos da livraria, o que contribui ainda mais para adensar a atmosfera académica que encontramos sempre que entramos na Lello & Irmão.

Aquilo que deverás saber sobre a Lello & Irmão

Se já te encontras a estudar na cidade do Porto e estás e pensar no que poderás fazer durante o próximo fim de semana como estudante à procura de programa académico, então a visita à Livraria Lello & Irmão é a escolha perfeita! Tomar uma bebida no café desta famosa livraria enquanto descobres novos livros para explorar é o «dois em um» total, e especialmente quando o podes fazer numa das mais bonitas livrarias do mundo. Há, contudo, mais algumas coisas que deves ter em mente quando fizeres a tua visita a São Nicolau e Vitória.

Primeiro, sê respeitador no que diz respeito às fotografias. Os proprietários da livraria não apreciam particularmente os turistas que simplesmente entram na livraria, tiram fotografias sem autorização e saem logo de seguida.

Isto pode ser particularmente desagradável para quem está dentro da Lello & Irmão a ler, e é considerado falta de educação. Como estudante, certamente que estarás interessado em ler ou esfolhear alguns livros, ou usufruir dos serviços que ali existem, mas tem em consideração o árduo trabalho que tem sido desenvolvido para preservar este magnífico edifício ao longo dos anos.

Podes adquirir postais magníficos por preços bastante acessíveis, que podes enviar a quem te é próximo ou mesmo mostrares ao mundo o quão cool é poder estudar numa livraria mundialmente famosa.

Residências estudantis de luxo no Porto

Se estás atualmente a estudar no Porto, ou pensas começar a frequentar a Universidade do Porto durante o próximo ano académico, por que não dares uma vista de olhos pelos magníficos alojamentos estudantis de luxo que temos disponíveis para ti na cidade? O Collegiate possui fabulosas residências em Portugal nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto, e poderás ver o que temos para te oferecer em cada uma delas no site.

Se tens alguma questão que nos queiras colocar sobre os nossos alojamentos estudantis de luxo no Porto, por que não nos ligas através do número +351 213 500 070?