A procura de emprego depois de acabares a universidade pode revelar-se um processo complicado, dado que, cada vez mais, as diversas áreas de atividades económicas se tornam, a cada dia, mais e mais competitivas. Um diploma de uma universidade de referência obviamente será fundamental no processo mas não garante, por si só, um passaporte imediato para o emprego dos teus sonhos. Neste guia de aconselhamento, vamos dar-te algumas dicas de como te poderás preparar para o processo de procura e candidatura a um emprego.

Prepara as respostas às questões que te irão colocar numa entrevista de emprego

Como em todas as coisas na vida, aqui o segredo é a preparação. Se conseguires ir para a entrevista com algumas respostas prévia e solidamente preparadas para as questões que te irão colocar, isso transmitirá uma sensação de autoconfiança ao teu futuro empregador, o que o impressionará. Poderás igualmente compilar uma lista de questões que queiras colocar a quem te fizer a entrevista, o que poderá ser tão relevante como responderes brilhantemente às perguntas que te colocarão. Faz uma pesquisa sobre a empresa em questão e a área económica de atuação da mesma, bem como sobre as últimas tendências desse setor, o que te permitirá deixar uma impressão pessoal bem informada sobre o assunto e, assim, ficares um passo à frente dos outros concorrentes ao lugar.

Faz uma pesquisa sobre a descrição do emprego em causa

Muitos concorrentes, quando se candidatam a determinados lugares, caem no erro de pensar que, por a denominação do cargo ser a mesma que noutras empresas, a descrição de objetivos e funções a ele inerentes também o será. Contudo, não é o que se passa em todas as empresas, pois as funções e objetivos poderão diferir de empresa para empresa, podendo ser algumas específicas de determinada companhia. Apesar de exigir algum trabalho, pesquisa em profundidade o maior número de descrições possíveis associadas ao cargo para que, quando fores entrevistado, consigas responder brilhantemente às questões que te colocarão e, desta forma, deixares a melhor impressão profissional possível.

Se deres respostas generalistas e vagas, o teu potencial empregador não ficará convencido de que és a única pessoa adequada para o lugar.

Pratica a tua apresentação oral

Quando procuras o emprego com que tanto sonhas, a excelência académica não é o único elemento decisivo, como já referimos. Necessitas de uma combinação imbatível de notas excecionais, personalidade e autoconfiança na apresentação. Contudo, este último tema exige uma abordagem bastante cuidadosa, pois não deverás parecer arrogante ou presunçoso. É uma verdadeira arte, mas a sua eficácia derivará pura e simplesmente do brilhantismo das tuas capacidades oratórias.

A melhor forma de afinar estas capacidades é treinando repetidamente. A primeira vez que te apresentares numa entrevista em frente a entrevistadores intimidantes é normal que te sintas nervoso e é muito natural que a primeira entrevista não corra tão bem como esperarias. Mas, à medida que fores participando noutras entrevistas e treinando para as mesmas, mais confortável e mais à vontade te sentirás.

Nada te consegue preparar para a 100% para a primeira entrevista, mas há coisas que podes fazer para garantir que vais o melhor preparado possível. Gravares em vídeo a tua apresentação no telemóvel ou na câmara do computador, e visionares a gravação para limares quaisquer arestas, ou mesmo ensaiares em frente ao espelho a apresentação ou entrevista, pode ajudar bastante. Por último, podes sempre praticar com amigos ou colegas, o que, apesar de poder não te fortalecer de imediato a autoconfiança, possivelmente serão as pessoas mais indicadas para te fazerem críticas construtivas genuínas e sinceras.

Residências estudantis de luxo do Collegiate

Esperamos que este guia de ajuda na procura de emprego te tenha sido útil, e poderás encontrar outros guias deste género na nossa secção de aconselhamento para estudantes. Se procuras um alojamento de luxo para estudantes em Portugal, vê o que temos para te oferecer no site da Collegiate. Possuímos residências premium em cidades-chave para estudantes como Coimbra, Porto e Lisboa, e são as mais modernas e sofisticadas que encontrarás em qualquer ponto do país.