A experiência universitária de cada um passa não só pelas aulas, trabalhos de grupo e exames, mas muito pelo convívio entre estudantes, seja em jantaradas, a fazer desporto ou a sair à noite. Na cidade do Porto esta experiência poderá ser única. Neste post damos-te algumas ideias sobre os sítios onde podes ir para conhecer outros estudantes, e os portuenses em geral, e experimentar viver como um deles.

Convívio em cafés

O Porto é das cidades portuguesas que mais pratica a cultura dos cafés. E, nas redondezas da praça dos Leões, que certamente já conhecerás, pois é aí que são feitos os  baptismos dos caloiros no início de cada ano escolar, existem dois locais incontornáveis para qualquer universitário: o Café Piolho e a Padaria Ribeiro.

Café Piolho

De seu nome Café Âncora D’Ouro é, desde há muito tempo, carinhosamente chamado de “Café Piolho”. Ninguém sabe, até hoje, que facto deu origem a este cognome, mas desde sempre que é um centro de convívio por excelência, frequentado pelos alunos e professores da Universidade.

O Piolho foi o primeiro botequim portuense a ter eletricidade e a adquirir uma máquina de café da marca La Cimbali, a mesma que deu o nome ao cimbalino, nome utilizado no Porto para designar um café expresso. Para ajudar ao convívio, apresenta um menu tipicamente portuense, onde se podem provar as famosas francesinhas e as Tripas à Moda do Porto; ou petiscos como os

pratinhos de moelas, de rojões, linguiça assada ou pataniscas de bacalhau.

Morada: Praça de Parada Leitão, nº 45.

Padaria Ribeiro

Outro ponto de encontro de estudantes, a Padaria Ribeiro viu a sua história a começar a ser escrita em 1878, na antiga praça do Pão. Na altura, os fundadores imprimiram ao estabelecimento a tradição e a qualidade dos produtos – de padaria e confeitaria – que os seus sucessores souberam manter vivas até hoje.

Morada: Praça Guilherme Gomes Fernandes, 21.

Adega Sports Bar

Mas os pontos de encontro de estudantes não se situam apenas em estabelecimentos históricos.

O recente Adega Sports Bar, situado na Baixa do Porto, desde que abriu portas rapidamente se tornou um espaço popular entre os estudantes universitários. Dedicado a todos os amantes do desporto que privilegiam um ambiente descontraído e na base do fair play, é excelente para assistir, em grupo, a jogos de futebol, desporto bastante apreciado em Portugal e, em particular, no Porto. Bem como assistir a todos os desportos que passam nos canais de televisão Sport TV, Eurosport, PFC, BTV.

Para alimentar o convívio de grupo, nada como experimentar uma das mais de 50 cervejas nacionais e internacionais aqui disponíveis, e acompanhar com petiscos e sport snacks como hambúrgueres, cachorros quentes, frango frito, entre outros.

Morada: Rua José Falcão, 180.

Café Majestic

Para além dos pontos de encontro de estudantes, deves visitar os cafés diários dos portuenses para perceber a vida da cidade.

O mais famoso é o café histórico da cidade, o Majestic. Fundado em 1921 e situado na rua de Santa Catarina, a avenida pedonal de comércio e passeio da sociedade de então e de agora, a sua relevância advém tanto do ambiente cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café-tertúlia, onde, no anos 1920, se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade; como também da sua arquitetura de identidade Arte Nova, da autoria do arquiteto João Queiroz. Em 2011, foi considerado o sexto café mais bonito do mundo.

A francesinha, o famoso prego do lombo em pão, provavelmente o prato mais conhecido do Porto, é um dos ex-libris do seu menu.

Morada: Rua de Santa Catarina, 112.

Café Velasquez

Com mais de cinco décadas de vida, o Café Velasquez é um dos mais emblemáticos do Porto. As várias referências ao principal clube de futebol da cidade não deixam negar a paixão clubística do café das Antas. Para comer – quer seja dia de jogo de futebol ou não – há igualmente francesinhas de comer e chorar por mais, que lhe garantem casa cheia. Se gostas de ler jornais ou revistas com calma é o sítio ideal, mas apenas durante as primeiras horas do dia.

Morada: Praça Doutor Francisco Sá Carneiro, 301.

Convívio à noite

Se, para conviveresm preferes sair à noite deves saber que a noite do Porto é uma das melhores do país e deverás começar pelos estabelecimentos que os portuenses privilegiam para passarem uma divertida noite entre amigos.

Hard Club

Um deles é o espaço multiusos situado na Ribeira, o Hard Club. Este antigo mercado, datado de 1888 e atualmente classificado como monumento histórico, é frequentado diariamente pelos portuenses, que possui diversas salas que alojam uma riquíssima programação de concertos acústicos, teatro, cinema, espetáculos performativos, exposições, tendo ainda um restaurante que assenta na tradição portuense das cervejarias.

Morada: Praça do Infante D. Henrique.

Galerias de Paris

A zona, por excelência, que os portuenses frequentam à noite, após um bom jantar, são as Galerias de Paris. Aqui, entre os vários bares e clubes, se quiseres ouvir música ao vivo, aconselhamos o incontornável Plano B Club.

Morada: Rua Cândido dos Reis, 30.

Outro bar de música ao vivo que não podes perder é o Club Mau Mau, na rua do Outeiro, 4.

Lazer ao ar livre dos portuenses

Outro hábito dos portuenses é o aproveitar ao máximo o lazer e o desporto ao ar livre. E fazem-no no Parque da Cidade do Porto. Da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, é o maior parque urbano do país, e apresenta uma paisagem sofisticadamente arquitetada, com lagos, flora e fauna variada, integrada no tecido da cidade. Ocupa um total de 83 hectares e cerca de 10 quilómetros de caminhos. Durante todo o ano alberga diversos eventos. Destacam-se festival de música Primavera Sound, que tem lugar em junho, e a Queima das Fitas da Federação Académica do Porto, na zona do parque conhecida como o Queimódromo. E obviamente que é um local de eleição dos portuenses que gostam de correr e praticar outros desportos.

Residências estudantis de luxo no Porto

Se estás a estudar no Porto, ou pensas começar a frequentar a Universidade desta cidade durante o próximo ano académico, por que não dares uma vista de olhos pelos magníficos alojamentos estudantis de luxo que temos disponíveis para ti na cidade?

Se tens alguma questão que nos queiras colocar sobre os nossos alojamentos no Porto, por que não nos ligas através do número +351 213 500 070?