Poucas cidades na Europa são tão sinónimo de arte e cultura como Lisboa. Com as suas inúmeras influências estrangeiras oriundas do rico passado naval de Portugal, a ocupação romana há muitos milénios e o facto de o país atrair milhares de visitantes de todo o mundo a cada ano, a seleção de galerias e museus disponíveis por onde os estudantes podem escolher o que visitar é impressionante e variada.

As exposições de Lisboa tendem a ser realizadas em diferentes locais, desde antigos edifícios barrocos até galerias modernas e centros de arte. Devido a esta mistura diversificada e eclética das próximas exposições, nós, a equipa do Collegiate, achamos adequado fazer o trabalho árduo por ti e apresentar-te as nossas recomendações para este ano letivo. Embora esta não seja uma lista exaustiva de todas as exposições que a cidade tem para oferecer, esta pode ser um bom começo.

Museu Coleção Berardo – Arte Moderna e Contemporânea

O Museu Coleção Berardo deve ser provavelmente o teu primeiro porto de escala quando procurares exposições em Lisboa, pois é considerado o melhor museu de arte contemporânea da cidade. Aqui há exposições temporárias e permanentes, o que significa que podes visitar o museu com frequência ao longo de todo o ano académico e aqui encontrarás trabalhos de artistas como Duchamp, Dali, Warhol e Lichtenstein. No que diz respeito às exibições temporárias atuais, podes apreciar a arte de Pieter Hugo e a obra artística de Marcelo Brodsky. Para mais informações, visita o website do Museu Coleção Berardo clicando aqui.

Museu da Eletricidade

Se procuras exposições em Portugal um pouco fora do normal, então visita o Museu da Eletridade que vale a pena. Localizado no coração de Belém, este centro de exposições encontra-se no local da antiga central Tejo e procura regularmente formas novas e inovadoras de representar o estado atual da energia em Portugal e em todo o mundo. Há uma exposição principal que está sempre aberta, mas são adicionados novos recursos a toda a hora e a melhor maneira de ver o que está a acontecer atualmente é consultando o site do museu.

Museu Gulbenkian – Arte egípcia, islâmica e oriental

Um dos mais emblemáticos museus de arte da cidade, o Museu Calouste Gulbenkian alberga a Coleção do Fundador, reunida em vida pelo arménio Calouste Sarkis Gulbenkian, que te transportará desde o Antigo Egito até aos dias de hoje. É considerada uma das melhores coleções particulares de arte do mundo, acolhendo mais de seis mil obras, da Antiguidade ao início do século XX. A Coleção Moderna, uma das mais completas coleções de arte moderna e contemporânea portuguesa, integra mais de dez mil obras, desde o final do século XIX até aos nossos dias. Trata-se de uma visita incontornável quando falamos d rede de museus da cidade. Atualmente, poderás visitar a exposição temporária “Praneet Soi. Terceira Fábrica. De Caxemira a Lisboa, via Caldas”.

Museu Nacional de Arte Contemporânea

Por último, e por uma razão muito especial, a nossa escolha final, em termos de qualidade, recai sobre o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado. Este museu situa-se no coração da cidade e é provável que oiças os lisboetas referirem-se a ele como o Museu do Chiado ou MNAC. Este museu é perfeito se procuras arte moderna estritamente portuguesa, pois contém peças que datam desde 1850 até os dias de hoje.

Não satisfeito por exibirem novas exposições temporárias regularmente, este museu oferece igualmente uma visão intrigante sobre as mais recentes perspetivas e interpretações da arte em exposição. Além disso, o MNAC possui um belo jardim onde podes apreciar arte e cultura e, simultaneamente, deliciares-te com uma bebida gelada, cerveja ou uma chávena de chá.

As exposições atuais neste museu incluem “Arte Portuguesa. Razões e Emoções”, “José Pedro Cortes. Um Realismo Necessário” e “Salomé Lamas. Extinção. 2018”. Mais uma vez, podes descobrir toda a informação sobre todas estas exposições em Lisboa, dirigindo-se ao website dedicado ao museu.

Alojamento de estudantes de luxo em Portugal

Esperamos que este guia sobre as próximas exposições na cidade de Lisboa te tenha sido útil e seja um bom ponto de partida quando procuras coisas para fazer neste magnífico canto do mundo. Se tiveres a sorte de adotar Lisboa para os teus estudos durante o próximo ano académico, não te esqueças de ver os fantásticos alojamentos para estudantes de luxo que temos disponíveis. Todas as nossas residências no Collegiate PT respiram arte e distinguem-se pela sofisticação, com todos os confortos modernos que esperas e muito, muito mais.

Clica aqui para teres uma ideia do que podes esperar de uma das nossas residências em Lisboa.