Conheces os restaurantes com estrelas Michelin em Lisboa?
Quando ouvimos falar em estrelas Michelin rapidamente nos vem à cabeça comida deliciosa empratada de forma magistral.
Sim, regra geral, a conta é bem mais alta do que a de um restaurante de comida tradicional portuguesa, que facilmente encontras em todas as ruas de Lisboa. Mas, bem mais do que te alimentar, estes restaurantes são capazes de te proporcionam uma experiência completamente inesquecível. Por isso, vale a pena poupar 12 meses por apenas uma refeição num dos restaurantes que te vamos mostrar.
Mas antes disso, queremos falar-te um pouco sobre o Guia Michelin e como funcionam as atribuições de estrelas, para que possas perceber melhor o que significam estas distinções.
O que é o Guia Michelin e como funciona?
A estrela Michelin é a marca da excelência culinária.
As estrelas são atribuídas a restaurantes considerados de alto nível.
Os restaurantes que conseguem alcançar esta classificação podem receber uma, duas ou três estrelas – e o prémio é muito cobiçado pelos chefs de todo o mundo!
O sistema de estrelas foi introduzido pela primeira vez em 1926, com uma única estrela denotando “um restaurante muito bom”. A segunda e a terceira estrelas foram adicionadas mais tarde, em 1933, com duas estrelas significando “Excelente cozinha. Vale a pena um desvio!” e três estrelas “Cozinha excepcional. Vale uma viagem especial”.
O Guia Michelin é publicado anualmente desde 1900 e, originalmente, destina-se a ajudar os motoristas a encontrar mecânicos, hotéis e, claro, bons restaurantes.
Com o passar dos anos, a popularidade deste guia espalhou-se por todo mundo, com guias publicados para as principais cidades do mundo – incluindo o Guia Michelin Lisboa.
A empresa também contou com a ajuda dos lendários inspetores da Michelin e desenvolveu o rigoroso sistema de testes que fez do Guia Michelin uma verdadeira bíblia da gastronomia.
Como são atribuídas as estrelas Michelin?
Ao contrário de outros sistemas de classificação, as estrelas Michelin não são baseadas em avaliações de clientes, mas em inspeções secretas feitas por especialistas em comida anônimos conhecidos por “Inspetores Michelin”.
Os critérios de avaliação são os mesmos para cada restaurante:
- Qualidade dos produtos
- Domínio das técnicas de sabor e culinária
- A personalidade do chef representada na experiência do jantar
- Custo-benefício
- Consistência entre as visitas dos inspetores
Cada estrela Michelin significa:
1. Uma estrela: Cozinha requintada. Vale a pena conhecer!
Restaurantes com uma estrela são reconhecidos por terem uma cozinha bem preparada, que utiliza alimentos de boa qualidade e também pela consistência na execução dos seus pratos.
2. Duas estrelas: Cozinha excelente. Vale a pena o desvio!
O restaurante com duas estrelas no Guia Michelin não é reconhecido apenas por utilizar alimentos de boa qualidade ou pelos seus pratos deliciosos. O diferencial aqui é ter um chef claramente talentoso e experiente.
3. Três estrelas: Cozinha excepcional. Vale a pena a viagem!
Alimentos de qualidade, chef renomado e pratos que são verdadeiras obras de arte, onde os clientes comem extremamente bem, muitas vezes soberbamente. Estes são os critérios que precisam ser preenchidos para os restaurantes receberem 3 estrelas.
Qual é a importância das estrelas Michelin?
Os restaurantes que recebem uma estrela Michelin ganham prestígio e, normalmente, aumentam a sua exposição e melhoram os seus negócios.
No entanto, devido às expectativas extremamente altas no sistema de classificação, tem havido uma tendência crescente para rejeitar as classificações com estrelas Michelin em todo o mundo.
Alguns chefs e donos de restaurantes têm pedido para que a sua classificação com estrelas seja removida pois acham que as expectativas são irracionais e restringem a criatividade dos chefs na cozinha.
Quais são os restaurantes com estrelas Michelin em Lisboa?
O ano de 2021 foi bom para alguns restaurantes Lisboetas.
O Guia Michelin atribuiu duas estrelas ao 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic e uma estrela ao Eneko, de Eneko Atxa.
Atualmente, existem 12 restaurantes em Lisboa que ostentam orgulhosamente as famosas estrelas.
Abre o mapa da cidade, marca os restaurantes que vamos listar e começa já a poupar dinheiro. Se estás a morar numa residência para estudantes em Lisboa, tens uma a href=”https://www.collegiate-ac.pt/noticias-para-estudantes/transporte-publico-lisboa-tipos-curiosidades/”>rede de transportes públicos que te leva em poucos minutos a cada um deles. Toma nota!
Os restaurantes premiados com 1 estrela Michelin:
- 100 Maneiras – Ljubomir Stanisic
- Eneko Lisboa – Eneko Atcha
- Epur – Vicent Farges
- Fifty Seconds by Martin Berasategui
- Eleven – Joachim Koerper
- Feitoria – João Rodrigues
- Fortaleza do Guincho – Gil Fernandes
- LAB by Sergi Arola – Sergi Arola, Penha Longa (Sintra)
- Loco – Alexandre Silva, Lisboa
- Midori / Pedro Almeida (Sintra)
Os restaurantes premiados com 2 estrela Michelin:
- Alma – Henrique Sá Pessoa
- Belcanto – José Avillez
Ainda não existem restaurantes em Lisboa com três estrelas Michelin. Porém, acreditamos que essa distinção poderá estar para breve.
Para conheceres todos os restaurantes com estrela Michelin em Lisboa, consulta o guia online.