Escolher o sítio onde irás fazer os teus estudos universitários é uma das decisões mais importantes da tua vida. Escolher uma cidade que te satisfaça culturalmente, que tenha uma universidade de qualidade e possua todas as comodidades que se adequem ao seu estilo de vida, pode ser uma tarefa difícil, especialmente tendo em conta a oferta diversificada que existe por Portugal fora e também um pouco por todo o mundo.

A melhor forma de fazer esta escolha será ouvindo o testemunho de estudantes que já tenham acabado os seus estudos em determinada cidade. Apesar de cada um de nós ser diferente, e de a ideia de cidade perfeita diferir de pessoa para pessoa, este processo poderá dar-te uma perspetiva valiosa sobre a região que estás a equacionar escolher.

Por esta razão, reunimos informação para este guia sobre como viver em Portugal enquanto estudante. Se estás a considerar escolher cidades como Lisboa, Coimbra ou Porto para estudares, descobre o que estes estudantes aprenderam durante a sua estada lá e que te poderá ajudar a escolher a cidade perfeita para ti.

Estas dicas foram retiradas da entrevista com a Jess Ashby, que viveu e estudou em Lisboa durante três anos e partiu com uma licenciatura acabada com distinção.

O que aprendi a viver e a estudar em Portugal – Jess Ashby

Cultura Portuguesa

Obviamente que uma das coisas que primeiro chamou a minha atenção quando comecei os meus estudos na Universidade de Lisboa foi a cultura portuguesa. Os portugueses são muito descontraídos mas isso não significa que seja difícil conseguir estudar. A equipa da universidade foi tão prestável e, apesar de o modo de vida português ser tão descontraído, conseguirás todo o apoio necessário para cumprires os teus prazos de estudo e assegurar que estarás bem preparado para os exames.

Aprender os cumprimentos portugueses

Apesar de a maioria dos habitantes falar um excelente inglês, decidi aprender algumas das formas de cumprimento portuguesas mais clássicas para conseguir conversar com os portugueses com que me cruzei e os meus orientadores. Quando acabei a universidade já era bastante competente linguisticamente apesar de não poder dizer que era fluente. E nessa altura já me sentia bastante confortável a conversar com a maioria dos lisboetas, especialmente após alguns copos de vinho.

Se estás a pensar estudar em Portugal, estas formas simples de cumprimentos portugueses guiar-te-ão na direção certa:

A BBC tem igualmente excelentes dicas sobre a cultura portuguesa disponíveis no seu site, com alguns vídeos muito úteis, mas achei que a forma mais eficaz de aprender foi sair, passear pela cidade e meter conversa com os lisboetas.

Aprender a gostar de marisco

No coração da cultura portuguesa está, obviamente, a cozinha. Uma das primeiras coisas que captou a minha atenção na cultura portuguesa foi o quanto os Portugueses gostam de peixe e marisco, o que não é surpreendente dada a extensão da sua costa enquanto nação.

Antes de me mudar para Lisboa não era grande fã de peixe mas hoje em dia sou. E recomendo que experimentem algumas das especialidades locais pelo menos uma vez. E poderão converter-se. Sardinhas, cavala e o prato nacional de bacalhau (bacalhau que é seco e salgado) estão disponíveis em todas as esquinas, e, para além de serem bastante saborosos, são igualmente saudáveis o que será uma ajuda preciosa para os estudantes.

Aprender a gostar de peixe e marisco foi uma das primeiras coisas que aprendi ao viver em Portugal e sugiro que faças o mesmo. Mas se não fores mesmo fã, há igualmente pratos divinais de carne de porco e de chouriço. A comida é uma parte importante da vivência lisboeta por isso tenta aproveitar a mesma ao máximo.

Ser bem educado e respeitador

Por último, gostaria de referir que aprendi muito rapidamente enquanto vivi em Portugal que o país é extremamente conservador e, por isso, as boas maneiras e o respeito são muito importantes. A forma de cumprimentar deve ser formal e títulos como Senhor e Senhora deverão ser usados até conheceres muito bem a pessoa em questão. E mesmo quando conheceres bem não há mal algum em continuares a utilizar. Cumprimenta sempre as pessoas com um aperto de mão quando as conheceres e mesmo um abraço ou um beijo na cara não serão desapropriados. Aderir a estes cumprimentos ajudar-te-á a ser aceite na tua nova comunidade.

Se, depois de leres este artigo, achas que a cultura portuguesa é a ideal para ti, e se procuras alojamento estudantil de luxo nas principais cidades do país, não te esqueças de ver as residências que temos disponíveis aqui no Collegiate. Clica aqui para conheceres algumas das nossas residências portuguesas.