Por temos residências de estudantes excecionais em Portugal, Espanha e no Reino Unido, os benefícios do Erasmus são uma conversa recorrente com os nossos residentes. O Erasmus está assim inevitavelmente muito perto dos nossos corações. O programa permite que os estudantes conheçam tudo o que a Europa e o país que escolheram para estudar têm para oferecer.

Neste aconselhamento para estudantes, queremos ajudar-te a potenciar a experiência Erasmus e tirar o máximo benefício de tudo.

 

Quais os benefícios de Erasmus?

Há muitos benefícios em participar no programa Erasmus, desde enriquecer o teu CV, aumentar experiência intercultural e claro, proporcionar-te uma experiência excecional, fora da tua zona de conforto.

Abaixo encontra as cinco principais razões de te candidatares ao programa em Portugal:

 

Desenvolvimento académico e pessoal

Ser capaz de te levar ao próximo nível quer no que toca ao teu percurso académico, quer ao pessoal. Esta é a principal razão que leva os estudantes a embarcar nesta importante decisão. Estudar numa universidade portuguesa não vai apenas dar-te acesso a uma experiência educacional incrível, mas também dar-te o melhor conhecimento de uma cultura diferente.

 

Aumentar a empregabilidade

Seja qual for a profissão que estás a considerar, a experiência de estudar num país estrangeiro irá sempre valorizar o teu CV e aumentar a tua empregabilidade. O Erasmus oferece experiências educacionais e culturais que não poderás adquirir de qualquer outra forma. Por exemplo, muitos empregadores valorizam e procuram graduados com experiência internacional e que falem fluentemente mais que uma língua.

 

Falar a língua como um nativo

Esta é obvia, mas merece a repetição. O Erasmus vai ajudar-te a aumentar os teus conhecimentos em línguas de uma forma única. A comunicar com locais! Essa é a forma  mais gira mas também mais eficiente de aprender uma outra língua.

Mais ainda se estás a estudar português na universidade. Não há nada que substitua viver no país e aprender a falar com os locais.

 

Aumentar a tua consciência cultural

Uma das maiores vantagens de ser um estudante de Erasmus e passar muito tempo num país estrangeiro é que é inevitável que te tornes uma pessoa mais aberta e culturalmente  mais consciente. É muito fácil vivermos fechados nas nossas próprias realidades e não experimentar outras. Com diferentes costumes, regras,… Assim, uma experiência de Erasmus, apenas te pode tornar uma pessoa com uma mente mais aberta, com uma perspetiva de vida mais liberal e descontraída relativamente ás diferenças.

 

Aumentar a motivação

 

Os estudantes de Erasmus aumentam a sua motivação durante e depois da sua experiência. Estudar em  Lisboa  pode abrir-te os olhos para o imenso mundo que existe por descobrir. Aumentando ainda mais a motivação para aprender e descobrir sobe coisas novas que só podem impactar positivamente a tua educação e a tua carreira.

 

Como fazer amigos quando em Erasmus?

Com tudo o que já falámos acredito que te estejas a perguntar porque é que não haveriam todos os estudantes universitários de tirar partido do programa Erasmus. Mas como quase tudo na vida, existem pros e contras para fazer Erasmus. O maior contra pode eventualmente ser o aspect social. Estar na Universidade já é em si uma grande nova aventura e sair do país quando começaste agora a fazer novos amigos pode parecer pouco tentador.

O nosso conselho para qualquer pessoa a pensar sobre este tema é aproveitar a oportunidade e tentar fazer ainda mais amigos. Praticar desportos, inscrever-te em clubs e sociedades, ajuda. Claro que sair e aproveitar a vibrante vida social e noturna de Lisboa também. Os portugueses são por norma muito hospitaleiros e vão fazer-te sentir bem-vindo!

 

Abraçar a cultura e tornar todos os momentos memoráveis

Em última análise o importante é garantir que aprendes com esta experiência de estudar em Portugal e sobre a cultura. Academicamemte as tuas notas são importantes mas a experiência é muito mais que isso.

Como é obvio que deves esforçar-te ao máximo nos teus estudos, mas a verdade é que ao abraçares uma nova cultura vais tornar esta experiência irrepetível e memorável. Para além de fazer amigos por todos os cantos do mundo

 

Residências de estudantes Erasmus em Lisboa

Se esta informação te ajudou a tomar uma decisão e se precisas agora do melhor sítio para ficar em Lisboa, estás no sítio certo

Clica aqui  para saber mais sobre a nossa residência de estudantes Collegiate Marquês de Pombal e a vida na capital Lisboeta.