Com uma área superior a 100 km² e mais de 500 mil habitantes, os vários tipos de transporte público de Lisboa são um dos principais pilares da capital portuguesa.
Se estás há pouco tempo em Lisboa ou estás prestes a mudar-te para lá, este artigo vai ser-te muito útil. Conhece os diferentes tipos de transportes públicos em Lisboa e alguns dos itinerários mais interessantes que vais adorar conhecer.
Tipos de transporte público Lisboa
Uma das melhores formas de descobrir Lisboa é a pé. Ao caminhar, vais conhecer ruas, casas e pessoas que, provavelmente, não irias sequer notar a bordo de um transporte público.
No entanto, por ser mais cómodo, sobretudo no dia-a-dia, a maior parte das pessoas acaba por apanhar o metro ou o comboio, andar de elétrico ou autocarro, subir em funiculares ou navegar no ferry.
Portanto, é importante que te familiarizes com as opções de transporte público, para que possas facilmente serpentear pela cidade e fazer escapadinhas nos arredores.
O sistema de transporte de Lisboa consiste em:
- Metro
- Comboio
- Autocarro
- Elétrico, Funicular e Elevador
- Carreira do Bairro
- Transporte Fluvial (Ferry)
Tipo 1: Metro
O metro de Lisboa costuma ser a forma mais rápida de nos deslocarmos pela cidade. Algumas estações estão equipadas com elevador para as plataformas, o que facilita a mobilidade.
O metro tem um total de quatro linhas identificadas por cores e nomes:
- Linha verde (Telheiras – Cais do Sodré)
- Linha azul (Reboleira – Santa Apolónia)
- Linha amarela (Odivelas – Rato)
- Linha vermelha (Aeroporto – São Sebastião)
Usa o mapa do metro para localizares a estação para onde desejas ir. Por exemplo, se quiseres ir da Cidade Universitária para a tua residência de estudantes em Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, só precisas de apanhar uma linha (a amarela) e demoras menos de 20 minutos a chegar.
Em certos percursos, é necessário mudar de linha para chegar ao destino, no entanto, o metro continua a ser um meio de transporte muito rápido.
Tipo 2: Transporte Fluvial ou Ferry
O transporte fluvial, comumente conhecido por Ferry, é um tipo de transporte público de Lisboa que liga a cidade à margem sul do Tejo.
Existem várias conexões por dia disponíveis em diferentes terminais ribeirinhos:
- Do Cais do Sodré a Cacilhas (15 minutos), Montijo (30 minutos) e Seixal (30 minutos)
- Terreiro do Paço para Barreiro (30 minutos)
- Belém para a Trafaria e Porto Brandão (20 minutos) com ligações de autocarro para as praias da Costa da Caparica
O ferry do Cais do Sodré a Cacilhas pode interessar a quem deseja visitar a famosa estátua de Cristo – uma curiosidade sobre Lisboa que nem todos conhecem.
Se optares por apanhar o ferry, o preço do bilhete é de 1,25 euros mas não existem bilhetes de ida e volta disponíveis, pelo que terás de comprar dois bilhetes simples.
Tipo 3: Comboio
Há duas linhas principais que unem o concelho de Lisboa aos concelhos limítrofes dentro do distrito: a Linha de Cascais e a Linha de Sintra.
A linha de Cascais funciona de 2ª a 6ª, das 05:30 às 01:30;
A linha de Sintra, funciona também de 2ª a 6ª, das 05:10 às 01:08
Podes consultar os horários e comprar os bilhetes online, no site da CP.
Tipo 4: Autocarro
Existem várias opções de autocarros em Lisboa.
Os autocarros da Carris oferecem serviço entre o aeroporto e o centro da cidade (número 744), bem como algumas rotas dentro da cidade.
Para usar estes autocarros na cidade, podes pagar a passagem com o cartão Viva Viagem ou em dinheiro, no momento do embarque. Como estudante do ensino superior, tens a direito a um desconto de 25% na compra do passe mensal.
Tipo 5: Elétrico, Funicular e Elevador
Embora a maior parte do sistema de elétricos tenha sido substituída pelo metro, ainda existem 6 a circular pela cidade, bem como três funiculares ou elevadores.
Os eléctricos e o elevador de Santa Justa são operados pela Carris, empresa que também opera autocarros em Lisboa.
Enquanto o elevador de Santa Justa se tornou uma atração exclusivamente turística, os elétricos e os funiculares ainda são usados pelos habitantes locais, sendo por vezes o seu principal meio de transporte.
O antigo 28 (outrora conhecido por “Carro Americano”) é o elétrico mais popular e oferece uma vista panorâmica sobre a velha Lisboa. No seu percurso, vais poder ver vários pontos importantes, como:
- Basílica da Estrela
- Assembleia da República
- Praça Luís de Camões
- Rua Augusta
- Praça do Comércio
- Igreja de Santo António
- Sé de Lisboa
- Portas do Sol
- Mosteiro São Vicente
- Graça
- Castelo de São Jorge
Se ainda não conheces Lisboa, aconselhamos-te a parar em cada um destes locais, pois muitos deles oferecem-te paisagens deliciosas.
Tipo 6: Carreira do Bairro
O projeto das Carreiras de Bairro foi criado pela Carris em 2017 com o objetivo de adequar a oferta de transporte público às zonas habitacionais, como um complemento à rede já operada pela companhia.
Para poderes utilizar as Carreiras de Bairro basta teres título ou passe válido na rede Carris, ou comprares o passe “Carreiras de Bairro”, que tem um custo de 10€, válido por 30 dias.
Lisboa possui uma rede de transportes públicos incrível e diversificada. Além dos mais conhecidos meios que acabámos de te mostrar, podes também usar o táxi ou Uber para te moveres e ainda os Tuk-Tuks, as trotinetas elétricas e as bicicletas.